2012/08/30

E-mail de notificação no Facebook é golpe

Nenhum comentário :
Desde sua popularização, o Facebook virou uma arma poderosa na disseminação de ameaças aos seus usuários. Os scams para trocar a cor do Facebook, botão ‘não curti’ e golpes como o “Quem visitou seu perfil no Facebook” são apenas alguns exemplos dos perigos que rondam os usuários da maior rede social do mundo.

Notificaes de fotos no Facebook por e-mail podem ser golpes (Foto: Reproduo)Notificações de fotos no Facebook por e-mail podem ser golpes (Foto: Reprodução)

Agora mais uma ameaça está chegando, mas ao contrário das demais, chega por e-mail, não por notificações da rede social. O novo golpe envia um e-mail para sua caixa de entrada informando que um amigo postou uma foto sua no Facebook. Incitando a curiosidade, a mensagem sugere que você baixe o anexo para conferir a foto.

Segundo a empresa de segurança Sophos, o arquivo em anexo é um Trojan/Agent-XNN. O arquivo quando baixado, se instala automaticamente no computador e se "camufla" na máquina como um programa que realiza atualizações do Sun Java. Assim, o malware consegue iniciar junto ao Windows.

O e-mail geralmente é enviado por uma conta que usa o nome do Facebook como provedor para tentar iludir o destinatário da mensagem. Geralmente, os endereços de e-mail contêm elementos como “notifications@facebookmail.com”. O conteúdo utiliza dados e informações verdadeiras da rede social para enganar o usuário.
Segundo o site The Next Web, o conteúdo do e-mail malicioso trás a seguinte mensagem:
“Parabéns,

Um de seus amigos adicionou uma nova foto com você a um álbum. Você está recebendo este e-mail porque você foi listado como um amigo próximo. Veja a foto abrindo o anexo.”

Scam por email confunde usurios do Facebook
Scam por e-mail confunde usuários do Facebook (Foto: Reprodução)


O que mais preocupa os especialistas é o fato das mensagens serem muito semelhantes às que o Facebook costuma enviar. Assim, é possível que qualquer pessoa possa ser enganada.
Outros tipos de mensagens, supostamente enviado pelo Facebook, já fizeram muitas vítimas. Uma das mais recentes é o suposto comunicado de cancelamento de contas por conter conteúdo pornográfico. A mensagem ainda sugere que a pessoa clique no anexo para conferir qual foto foi a responsável pelo cancelamento da conta.

Outros golpes via email usam o Facebook
Outros golpes que enviavam e-mail relacionado a sua conta do Facebook (Foto: Reprodução)

Sendo assim, é bom ficar atento aos seus cliques, tanto no Facebook, quanto em sua conta de e-mail. Você nunca sabe quem pode estar falando a verdade ou querendo te enganar. Por isso, nunca abra nenhum anexo ou mensagem sem ter o máximo possível de certeza de que ele é seguro e foi enviado por alguém de confiança.

Via Techtudo

Nenhum comentário :

Postar um comentário