2012/08/13

Antecipar o leilão do 4G pode prejudicar a TV aberta, diz associação

Nenhum comentário :
Abert ainda cutucou as operadoras, que em plena fase negativa querem mais espaço para atuar



Semana passada o ministro Paulo Bernardo (Comunicações) declarou que o governo pode antecipar para 2013 o leilão da faixa de 700 MHz, que seria adotada pelas teles para adoção do 4G. A possibilidade irritou a Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) que, em nota, disse considerar a intenção "preocupante".

O problema é que esta é justamente a frequência usada pelas emissoras abertas de televisão para suas transmissões. Os canais têm até 2016 para se desfazerem do espectro, que se tornaria desnecessário por conta da TV digital.


"De forma surpreendente, as empresas de telefonia demonstram interesse em ocupar mais espectro no momento em que é notória sua dificuldade em atender o usuário de forma adequada", cutucou a Abert, em referência aos recentes problemas do setor.


Se o leilão for antecipado, uma "grande parcela" da população pode ter o sinal de televisão prejudicado, segundo a Abert. Trata-se, como ressalta a associação, de um serviço que chega a 96% dos domicílios do País.


Via Olhar Digital

Nenhum comentário :

Postar um comentário