2012/07/10

Pesquisadores desenvolvem camisa que pode recarregar o seu celular

Nenhum comentário :

A tecnologia vem evoluindo tanto que até mesmo os objetos mais comuns do cotidiano estão ganhando versões “modernas”. É o caso da camisa de algodão, que segundo dois engenheiros pesquisadores da Universidade de Carolina do Sul, pode se tornar um supercapacitor para armazenar energia elétrica, possibilitando até o recarregamento da bateria do seu celular.
Gráficos mostram detalhes dos testes feitos nas camisas (Foto: Reprodução) (Foto: Gráficos mostram detalhes dos testes feitos nas camisas (Foto: Reprodução))Gráficos mostram detalhes dos testes feitos nas
camisas (Foto: Reprodução)
Para realizar o projeto, Xiaodong Li e Lihong Bao compraram uma camisa normal, em uma loja local, afundaram-na em um fluorido, secaram e colocaram a roupa em um forno sem oxigênio para que ela não queimasse. Os dois analisaram a peça e perceberam que as suas fibras de algodão haviam virado carbono ativo, um elemento semelhante ao que está presente na água e em filtros de ar.
Com isso, as fibras passaram a ser capazes de armazenar cargas elétricas, como um capacitor – um componente encontrado em muitos aparelhos elétricos. “Utilizando esses supercapacitores, nós podemos ser capazes de carregar dispositivos eletrônicos portáteis, como celulares”, disse Xiaodong Li, em nota oficial.
Para aumentar a capacidade de carga da camisa, a dupla adicionou uma camada de óxido de manganês ao tecido. Assim, criou-se um supercapacitor estável e de performance bem razoável. Segundo Li e Bao, a camisa foi carregada e descarregada diversas vezes, e ainda assim perdeu apenas 5% de sua capacidade de armazenamento de energia. 
Para os engenheiros, esta foi uma descoberta e tanto. Afinal, o projeto é barato, não usa química nociva ao meio ambiente e pode criar uma ramificação entre dois mercados muito populares: o têxtil e o de eletrônicos. “Um dia, nossas camisas de algodão poderão ter ainda mais funções”, concluiu Li.
Via Mashable

POSTAGEM ORIGINAL: TECHTUDO (CLIQUE AQUI)

Nenhum comentário :

Postar um comentário