2012/09/11
O que é OLED?
OLED significa diodo orgânico que emite luz (organic light-emitting diode) e atualmente é a tecnologia mais avançada para a fabricação de qualquer tipo de tela, seja para TVs, computadores, telefones celulares ou para seu videogame portátil favorito. Diferente do LCD,Plasma ou LED, o OLED consome bem menos energia, é mais leve, fino, oferece ângulos de visão maiores com melhor brilho e contraste, além de reproduzir cores muito mais naturais do que qualquer tela que você já viu no mercado.
OLED flexível (Foto: Reprodução)
Seu princípio de funcionamento é baseado, entre outros, em materiais feitos de carbono que, ao serem estimulados por um campo eletromagnético, emitem as luzes azul, verde e vermelho, que é o que todo display necessita para criar as imagens.O LCD, por exemplo, utiliza uma fonte de luz que perpassa por filtros e cristais líquidos para obter, no final do processo, as luzes azul, verde e vermelho, resultando em um material que consome mais energia, mais pesado, mais grosso e de qualidade potencialmente inferior.
OLED emitindo luz azul (Foto: Reprodução)
Já a tecnologia LED utiliza materiais semelhantes ao OLED, só que para servirem de emissores de luz que passam por filtros, gerando as cores. Na prática, uma TV LED é uma TV LCD com uma iluminação melhorada. O OLED não utiliza luz traseira nenhuma, pois o próprio material do qual é feito emite as cores e é por isso que possibilita a fabricação de produtos mais finos e leves. A tecnologia ainda é recente e por isso de alto custo. A Samsung e a LG anunciaram suas primeiras TVs Super OLED na CES (maior feira de eletrônicos do mundo), deste ano, que podem chegar ao consumidor final pela bagatela de US$ 8.000 (R$ 16.000).
Avanços como o OLED flexível já deverão ser utilizados pelas fabricantes de eletrônicos em breve. Com o tempo, a tecnologia irá baratear e deverá estar na TV da sua casa em menos tempo que você imagina.
Via Techtudo
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Nenhum comentário :
Postar um comentário