2012/12/06

A ciência dos superpoderes – Superforça

Nenhum comentário :
hulk-marvel-ukDesviar a trajetória de um asteroide inteiro no muque provavelmente está fora de questão para seres humanos pelos próximos milênios, no mínimo, mas os cientistas têm progredido consideravelmente no estudo de genes que estimulam a formação e o crescimento de músculos. Há a possibilidade de que esse conhecimento acabe levando uma espécie de “doping genético”, aumentando de forma apreciável a força natural de qualquer sujeito.
Um dos exemplos mais conhecidos, estudado por pesquisadores como Lee Seweeney, da Faculdade de Medicina da Universidade da Pensilvânia (EUA), é o IGF-1, ou fator de crescimento semelhante à insulina 1. Sweeney descobriu que, ao inserir cópias extras desse gene no DNA de ratos de laboratório, até os animais sedentários tinham um aumento de 15 a 30% na massa e na força musculares. Se os bichos tinha a chance de se exercitar, usando aquelas famosas rodinhas comuns em gaiolas de roedores, esse aumento era quase o dobro do que se via num rato sem modificações genéticas. E os músculos supercrescidos continuavam ativos durante toda a vida dos bichos.
Outras pistas interessantes para criar um humano transgênico superforte podem vir do genoma dos chimpanzés, nossos parentes mais próximos, cuja força pode ser até três vezes maior do que a nossa.
hulk


Nenhum comentário :

Postar um comentário