2012/11/06

Astrônomo revela qual estrela é orbitada pelo planeta do Superman

Nenhum comentário :
DC Comics lança nova edição de Superman com a participação especial do astrônomo Neil Tyson, que revela mais detalhes sobre o mundo onde nasceu Kal-El.

Astrnomo revela qual estrela  orbitada pelo planeta do Superman 
Neil Tyson faz sua estreia em gibi do Superman (Fonte da imagem: Bad Astronomy/DC Comics)

Recentemente, Superman tomou uma decisão drástica em sua vida: pediu demissão e virou blogueiro. Agora, a DC Comics volta a surpreender os leitores, populando as histórias do Homem de Aço com detalhes científicos que ultrapassam os limites da ficção. Na edição 14 de “Action Comics Superman”, o renomado cientista Neil deGrasse Tyson aparece para dar mais detalhes sobre Krypton, o planeta onde o herói nasceu.

De acordo com Phil Plait, criador do blog Bad Astronomy, a única informação oficialmente divulgada a respeito de Krypton é que o planeta orbitava uma estrela vermelha. Esse tipo de estrela pode ser muito pequena e fraca ou, então, uma supergigante massiva, como é o caso de Betelgeuse, que possui dezenas de vezes o tamanho do nosso Sol.

Krypton orbita uma estrela real


Agora, a DC Comics contatou o astrônomo Neil Tyson para que ele encontrasse uma estrela que pudesse ser orbitada por Krypton. E o trabalho não foi muito fácil. As supergigantes, por exemplo, não serviriam para o caso, já que elas explodem e se transformam em uma supernova quando ainda são muito jovens. Isso teria devastado Krypton antes de ele poder abrigar uma civilização avançada.

Astrnomo revela qual estrela  orbitada pelo planeta do SupermanLHS 2520 possui um quarto da massa do Sol e um terço do seu diâmetro (Fonte da imagem: Bad Astronomy)

Já as gigantes vermelhas poderiam se encaixar bem na história, se não fosse por um pequeno detalhe: nenhuma delas possui a distância certa para caber dentro da história. Portanto, a única saída seria encontrar uma estrela anã-vermelha, que além de existirem aos milhares, podem ser bastante velhas e possuem a distância esperada para estar de acordo com o roteiro.

Com todas essas considerações em mente, a estrela escolhida por Tyson foi a LHS 2520, que fica ao sul da constelação do Corvo.

Presença de vida em Krypton seria difícil


Com base nos dados fornecidos pela nova revista e com a experiência de seu próprio trabalho como astrônomo, Phil Plait realizou alguns cálculos por conta própria e chegou à conclusão de que a LHS 2520 talvez não seja capaz de oferecer as condições mínimas necessárias para o surgimento de vida em Krypton.

Segundo Plait, a anã-vermelha eleita por Tyson fica a “apenas” 100 milhões de quilômetros do planeta natal de Kal-El, o que é mais perto do que estamos do nosso Sol (150 milhões de km). Porém, o sol de Krypton é tão fraco e frio que tornaria o planeta bastante gelado, com temperatura média de -170 ºC

.401771935185657

Nessas condições, o oxigênio e o nitrogênio ainda estão em suas formas gasosas, mas não a água. Portanto, Krypton não parece ser o melhor planeta para que a vida surja. Entretanto, Plait afirma que a DC Comics pode dar outro rumo para a história, contando, por exemplo, que os kriptonianos migraram para lá na tentativa de encontrar um novo lar.

A nova edição de “Action Comics Superman” sai no dia 7 de novembro. Os fãs brasileiros podem comprá-la online, pela plataforma de revistas digitais da própria DC Comics (para isso, é necessário possuir um cartão de crédito internacional).

Via Tecmundo

Nenhum comentário :

Postar um comentário