2012/07/12

O que é Google Glass?

Nenhum comentário :

Você já sabe o que é Google Glass? Desde que a gigante das buscas anunciou os seus óculos de realidade aumentada, os amantes da tecnologia se dividem. Uns imaginam que estamos a poucos passos de uma revolução tecnológica. Outros pensam que tudo isso não passa de marketing. Propaganda que cria ansiedade nas pessoas. O famoso hype ouvapourware.
Como um projeto ainda cheio de mistérios, listamos aqui os principais fatores para você entender o que é o Project Glass, do Google. E aí você mesmo tira suas próprias conclusões.
glass01Google Glass (Foto: DIvulgação)
O que é o Project Glass
Em teoria é um projeto que promete revolucionar o modo com usamos a internet e os computadores. Trata-se de uma espécie de smartphone embutido em um par de óculos. Com uma bateria na haste e a promessa de oferecer imagens de realidade aumentada, entre outras funções online, o dispositivo ainda não foi demonstrado fisicamente ao público; o que mantém muita gente cética em relação ao seu potencial.
Data de lançamento
Não há uma data específica e oficial para o dispositivo ser lançado, ainda. Pode ser que ele esteja disponível em demonstrações a partir de 2013, mas seu lançamento para as lojas fica para, pelo menos, 2014.
glass02Uma das dificuldades do projeto é fazer com que o
projetor de realidade aumentada funcione na luz do
dia e de noite (Foto: Divulgação)
Como funciona
De acordo com fontes próximas do Google, os óculos vão contar com uma pequena tela de LCD ou AMOLED na parte superior e em frente aos olhos do usuário. Com o uso de uma câmera e GPS, você pode se situar, assim como selecionar opções com o movimento da cabeça.
Especificações técnicas
De acordo com o jornal The New York Times, ele terá conexões 3G e 4G, usará sistema Android, vai ter sensor de movimentos e GPS. Ele pode funcionar sozinho, mas também pode ser conectado a um smartphone via conexão Wi-fi ou Bluetooth 4.0.
O que você pode fazer com o Google Glasses
O vídeo de divulgação do Google mostra que você pode se transformar em uma espécie de “super-humano”, já que o aparelho pode indicar a quantos metros você está de seu destino, se o metrô está aberto ou fechado, mostrar o clima, agenda e até mesmo permitir que você marque encontros apenas com comandos de voz.

Se isso tudo é verdade, e se vai funcionar exatamente como demonstrado, ninguém sabe.
Estimativa de preço
Segundo alguns empregados do Google informados sobre o projeto, ele deve custar o mesmo que um smartphone de última geração. Algo em torno dos US$ 650 (aqui no Brasil, quem sabe, algo próxinmo dos R$ 2 mil).
A ambição contra o ceticismo
Enquanto o Google aposta em seu projeto com alguns de seus melhores empregados e engenheiros, há quem duvide de que ele realmente saia do papel como prometido. Blair MacIntyre, que é diretor do Augmented Environments Lab, disse que uma tela tão pequena como aquela não tem capacidade de exibir realidade aumentada. Enquanto isso, alguns outros engenheiros dizem que é muito difícil criar uma lente do tipo que funcione tanto de dia quanto pela noite.
Possíveis pontos negativos
O Google Glasses tanto pode ser um aparelho revolucionário, como também um fiasco. No entanto, independentemente de suas promessas e apresentações, dá para imaginar que alguns impactos negativos possam surgir, como o uso de propaganda. Como o Google fatura dinheiro com base em anúncios, pode ser que o usuário de seus óculos seja bombardeado diariamente com publicidade em seu campo de visão. Fato que pode atrapalhar e muito a vida das pessoas.
POSTAGEM ORIGINAL: TECHTUDO (CLIQUE AQUI)

Nenhum comentário :

Postar um comentário