2012/05/24

Estudantes do MIT transformam água, bananas e até massa de modelar em joysticks

Nenhum comentário :
Tudo pode ser usado como controle, utilizando apenas uma conexão USB


MaKey MaKey

Já pensou em transformar  qualquer objeto ao seu redor em um controle de videogame, teclado ou até em um piano? Foi isso o que dois pesquisadores e estudantes do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) fizeram ao desenvolver o MaKey MaKey. O conceito é que tudo pode ser usado como controle, utilizando apenas uma conexão USB.

De acordo com o site DVICE, o projeto criado por Jay Silver e Eric Rosenbaum tem um mecanismo simples: usando uma placa de circuito, cabos de condução e um cabo USB, basta conectar o aparelho em qualquer superfície para transformá-la em um joystick de videogame, teclado para computador, piano ou até em um jogo de dança.

Em um vídeo de demonstração, é possível ver que uma banana foi usada como a tecla "espaço" do teclado. Para quem é fã do Super Mario Bros e quiser brincar com ele através do computador, é só pegar um caderno e massinha de modelar para usar o MaKey MaKey como um controlador do personagem. Já os que preferem Pacman, podem desenhar os comandos em uma folha de papel e conectar o dispositivo para começar a jogar. E para o clássico Dance Dance Revolution, a solução são pequenos baldes cheios d'água para simular a pista de dança.

As bananas também foram úteis na hora de criar um piano, assim como os degraus de uma escada. E agora o mais curioso: até mesmo um gato foi usado como ferramenta para tirar uma fotografia usando a câmera de um notebook.

Silver e Rosenbaum buscaram US$ 25 mil em doações no site Kickstarter para financiar a ideia, mas receberam mais de US$ 175 mil. Os dois alunos ainda dizem que já receberam quase 4 mil encomendas do produto.

 



POSTAGEM ORIGINAL: OLHAR DIGITAL (CLIQUE AQUI)

Nenhum comentário :

Postar um comentário