2012/04/30

'Os Vingadores': já é possível se tornar um super-herói com a ajuda da tecnologia?

Nenhum comentário :
Desvendamos como os "poderes" destes personagens já podem ser vistos no mundo real com a ajuda da tecnologia e ciência moderna




Reprodução
Vingadores

Militares como Homens de Ferro

O Homem de Ferro é o alter ego do bilionário Anthony Edward "Tony" Stark, mas poderia ser de qualquer militar norte-americano. O super-herói se tornou inabalável após desenvolver um exoesqueleto modificado, bastante parecido com o que tem sido testado nos Estados Unidos desde 2010.

Tony desenvolveu sua armadura durante a guerra do Vietnã, apenas para manter seu corpo vivo, mas o governo americano pensou em construir estas "fantasias" para ajudar os militares em batalhas. O exoesqueleto de Tony dá força e resistência sobrehumanas a ele, assim como a invenção do mundo real dota os homens de superpoderes.

Batizado de Hulc (sigla em inglês para carregador humano universal), o exoesqueleto vem sendo discutido há décadas. Mas, somente em 2004, o engenheiro mecânico Hami Kazerooni, da Universidade de Berkeley (USA), desenvolveu um protótipo à altura da Marvel. A armadura foi apresentada em 2009 e impressionou os especialistas graças a duas características fundamentais: mobilidade e controle altamente intuitivo.

Reprodução

O Hulc (não se confunda com o outro super-herói verde e forte) possui sensores espalhados pela máquina que antecipam o movimento. Ou seja, assim como o Homem de Ferro, é possível levantar muitos quilos (até 90) sem fazer esforço ou caminhar horas sem se cansar (cinco quilômetros em 60 minutos). Mesmo sem estar acoplado aos braços do soldado, o sistema, que fica instalado em uma mochila nas costas do usuário, transfere a carga para as suas pernas hidráulicas sem que ele perceba.

Obviamente, o Hulc não chega a ser tão poderoso quanto o super-herói, que se auto-sustenta por meio do gerador acoplado ao coração de Tony. Mas, ainda assim, é potente, pois possui uma bateria de lítio bem mais robusta do que as de celulares. Isso permite que o soldado fique totalmente desconectado de fontes de energia por um bom tempo.

Existem ainda outras armaduras como as do Homem de Ferro sendo criadas mundo afora. Uma delas é a XOS 2, que deve ficar pronta em 2016. Ela também possui sensores, é dotada de uma força fenomenal e ainda deixa o usuário ágil o suficiente para chutar uma bola de futebol, de acordo com o grupo criador Raytheon Sarcos. Aqui no Brasil, Dr. Miguel Nicolelis, um neurocientista reconhecido mundialmente, prometeu que, em 2014, um tetraplégico vai dar o pontapé inicial da Copa do Mundo aqui no Brasil usando um exoesqueleto. O garoto vai usar as novas ferramentas de atividades cerebrais para conseguir fazer com que a armadura se mexa com a força do pensamento.

Não acredita ser possível a criação de um Homem de Ferro real? Veja abaixo os protótipos em ação. São ou não são páreos para Tony Stark? 







POSTAGEM ORIGINAL: OLHAR DIGITAL (CLIQUE AQUI)

Nenhum comentário :

Postar um comentário