2012/04/23

CIENTISTAS INVENTAM CHAVE DE FENDA SÔNICA DE VERDADE!

Nenhum comentário :



Dica de @DuqueW
Hoje, dia 19 de abril, tornou-se um dia importante para os Whovians. Não só lembramos do “aniversário” de um ano da mortede Elizabeth Sladen, a eterna Sarah Jane, uma das melhores companheiras do Doutor, como também os fãs recebem uma notícia que vai deixá-los felizes.
Pesquisadores da Universidade de Dundee afirmam terem inventado uma verdadeira Chave de Fenda Sônica.
Para os que não assistem Doctor Who, a Chave de Fenda Sônica é a ferramenta de escolha do Doutor. Como abomina qualquer tipo de arma, o Doutor prefere uma ferramenta que possa fazer de tudo, através de estímulos ultrassonoros (como abrir portas, consertar ou arruinar aparatos eletrônicos, analisar acontecimentos e muito mais). Sua única fraqueza é não afetar nada de madeira.
O protótipo da ferramenta real teve sucesso em usar ondas de ultrassom para erguer e girar um disco de borracha flutuando num cilindro de água. Esta foi a primeira fez que o ultrassom conseguiu girar objetos em vez de simplesmente empurrá-los, e os médicos que cuidam da pesquisa acreditam que é possível fazer muito mais.
Cirurgiões já usaram ultrassom com sucesso para tratar pacientes sem necessidade de cirurgia. Mas a capacidade de mover objetos como cápsulas de drogas em locais precisos, tornaria a técnica ainda mais efetiva.
“Como a própria ferramenta de Doctor Who, nossa chave de fenda sônica é capaz de muito mais do que girar coisas por aí.”
“Este experimento não só confirma uma teoria fundamental da Física, como também demonstra um novo nível de controle sobre feixes ultrassônicos, que também podem ser aplicados em cirurgia de ultrassom não-invasiva, colocação precisa de drogas e manipulação ultrassônica de células.”
Na série clássica, o Doutor já usou sua Chave de Fenda Sônica como um scanner médico. Doutores reais aprendendo com o grande Doutor! É mais um acontecimento onde a ficção-científica estimula a tecnologia real, como Star Trek já fez com os tablets.
Se você ainda não conhece Doctor Who, pode conferir a série de segunda à sexta às 20h20, na TV Cultura.



POSTAGEM ORIGINAL: JOVEM NERD (CLIQUE AQUI)

Nenhum comentário :

Postar um comentário